A Psicomotricidade vai à Creche

– Meninos, a Adriana chegou, vão ter “psico”, “ginástica”, “psicomotricidade” – dizem as Educadoras.

Observo-os, sorrio-lhes e digo-lhes “Bom Dia”. Expressam no corpo a alegria e o entusiasmo. Não sabem explicar o que é a psicomotricidade, mas as suas células têm na memória as emoções provocadas pelo movimento. Nem sempre as emoções são de alegria e calma… também são de medo e tensão, mas todas fazem parte do crescimento e são bem-vindas e acolhidas!

Movimento, emoção, aprendizagem, autonomia e resiliência são as palavras que levo no coração. Orientam a minha proposta de actividades psicomotoras e lúdicas, estruturadas ou espontâneas, que são ajustadas à fase de desenvolvimento dos grupos de crianças e bebés.

De um modo geral, as ações promovidas nas aulas, onde as crianças aprendem a saber-ser, saber-estar, a saber-fazer e a saber relacionar-se, são:

  • Conhecer o corpo
  • Explorar livremente as possibilidades do mesmo
  • Superar obstáculos
  • Coordenar movimentos
  • Equilibrar-se em diferentes superfícies
  • Regular a contracção e descontracção dos músculos
  • Conhecer os limites do corpo
  • Percepcionar e integrar os diferentes estímulos sensoriais (auditivos, visuais, propriocetivos…)

No meio disto tudo, dentro do grupo, o desafio é respeitar o ritmo individual e o estado de cada criança naquele momento. Procuro fazê-lo e reflectir sobre isso para que na próxima aula possa ser uma melhor psicomotricista.

Entretanto, tenho a certeza que as experiências e vivências corporais da criança, consigo e com o outro, contribuíram para o seu desenvolvimento harmonioso.

Adriana Frazão

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