– Meninos, a Adriana chegou, vão ter “psico”, “ginástica”, “psicomotricidade” – dizem as Educadoras.
Observo-os, sorrio-lhes e digo-lhes “Bom Dia”. Expressam no corpo a alegria e o entusiasmo. Não sabem explicar o que é a psicomotricidade, mas as suas células têm na memória as emoções provocadas pelo movimento. Nem sempre as emoções são de alegria e calma… também são de medo e tensão, mas todas fazem parte do crescimento e são bem-vindas e acolhidas!
Movimento, emoção, aprendizagem, autonomia e resiliência são as palavras que levo no coração. Orientam a minha proposta de actividades psicomotoras e lúdicas, estruturadas ou espontâneas, que são ajustadas à fase de desenvolvimento dos grupos de crianças e bebés.
De um modo geral, as ações promovidas nas aulas, onde as crianças aprendem a saber-ser, saber-estar, a saber-fazer e a saber relacionar-se, são:
- Conhecer o corpo
- Explorar livremente as possibilidades do mesmo
- Superar obstáculos
- Coordenar movimentos
- Equilibrar-se em diferentes superfícies
- Regular a contracção e descontracção dos músculos
- Conhecer os limites do corpo
- Percepcionar e integrar os diferentes estímulos sensoriais (auditivos, visuais, propriocetivos…)
No meio disto tudo, dentro do grupo, o desafio é respeitar o ritmo individual e o estado de cada criança naquele momento. Procuro fazê-lo e reflectir sobre isso para que na próxima aula possa ser uma melhor psicomotricista.
Entretanto, tenho a certeza que as experiências e vivências corporais da criança, consigo e com o outro, contribuíram para o seu desenvolvimento harmonioso.

