Dificuldade ou Transtorno de Aprendizagem?

Com o final de mais um ano letivo é importante refletir antes de um início de um novo ano letivo, para muitos, início de um novo ciclo, o qual implica um aumento de grau de dificuldades no processo de aprendizagem.

Quem não teve já alguma dificuldade para APRENDER? Seja para memorizar uma história ou fazer um cálculo mental, até escrever um texto bem organizado.

As dificuldades de aprendizagem estão muitas vezes associadas à aprendizagem académica e/ou no qual não conseguimos desempenhar uma tarefa/atividade de forma positiva. Pode ocorrer diversos fatores. Todavia é necessário compreender o porquê uma criança sentir tais dificuldades e neste caso é essencial saber que DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NÃO É TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM. 

E qual a diferença?

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM fazem parte de um grupo de fatores que se manifestam em dificuldades cognitivas, emocionais, comportamentais e sociais. Muitas vezes, esses fatores estão interligados e fazem com que a criança sinta as dificuldades em diversas áreas de aprendizagem. 

É preciso compreender o/a aluno/a quando verbaliza, por exemplo “ODEIO MATEMÁTICA, NUNCA VOU APRENDER O QUE A PROFESSORA ENSINA”. Aqui, já pode estar um motivo para se verificar uma dificuldade de aprendizagem, já que neste momento a disponibilidade para aprender está comprometida. Inicialmente, aquela resistência que pode parecer falta de empenho, começa a influenciar os aspetos emocionais e iniciar um ciclo de desinvestimento naquela área. Neste sentido, o desinvestimento ou a falta de interesse é um dos grandes entraves na aprendizagem. No entanto há também Dificuldades de aprendizagem originadas por falta de estímulos, ambientes que não valorizam a construção do aprender, adaptação ao método escolar e problemas relacionados ao ensino. 

Já o TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM está relacionado com fatores orgânicos e neste contexto os problemas de aprendizagem derivam de alguma estrutura do cérebro que apresenta deficiência no seu funcionamento. Neste caso, é necessário entender a história de desenvolvimento da criança, incluindo se houve algum problema durante a gestação, histórico familiar e sinais de dificuldades desde os primeiros contactos com o ambiente escolar, que sinalizam alterações para tais distúrbios. Dentre os Transtornos de aprendizagens mais comuns, encontramos o Transtorno de Déficit de Hiperatividade com ou sem Défice de Atenção, Dislexia, Discalculia e da linguagem.

Quanto mais cedo se detetar as dificuldades e de se intervir, maiores serão as probabilidades de colmatar os défices na aprendizagem, permitindo assim que a criança tenha estratégias para ultrapassar os obstáculos.  

Para isso, é necessário uma avaliação para investigar as origens das dificuldades, para que o aluno possa ter sucesso escolar.

 Daniel Martins

Psicólogo/Neuropsicólogo

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