A depressão é uma experiência humana comum e não escolhe idade e género.
A organização mundial de saúde refere que a depressão é um dos problemas de saúde mental mais frequentes em todo o mundo. Em Portugal estima-se que a depressão afete cerca de 10% das pessoas.
A depressão é um estado alterado e dissociativo do nosso ser que envolve pensamentos e emoções/sentimentos, refletindo-se em comportamentos. É um estado duradouro no tempo e que incapacita as pessoas, deixando-as muito limitadas na realização das sua atividades e rotinas diárias.
Cada pessoa vivencia os estados depressivos de forma diferente. Contudo, existem um conjunto de pensamentos emoções/sentimentos e comportamentos que são muito comuns nestes estados:
Pensamentos – “Sou um fracasso.”; “A culpa é minha.”; “Nunca me acontece nada de bom, não presto para nada.”; “Não vale a pena viver, as pessoas ficariam melhor sem mim.”; “Levantar-me da cama parece-me a tarefa mais difícil do mundo.”; “Não consigo pensar claramente.”; “Prefiro morrer a continuar a viver.”…
Emoções/Sentimentos – Sinto-me triste e infeliz; sinto-me com medo; sinto-me culpado/a; sinto-me irritável, zangado/a e agitado/a; sinto-me desesperado/a; sinto-me sobrecarregado/a; sinto-me exausto/a física e mentalmente; sinto-me muito só; sinto-me vazio/a; sinto-me sem energia; sinto-me desesperançoso/a em relação ao futuro; sinto que nada é real; não sinto prazer ou alegria com nada; não gosto de mim; ninguém gosta de mim; sou uma má pessoa e mereço ser castigado/a; não valho nada, não faço nada bem; não me apetece estar com ninguém; só me apetece desaparecer…
Comportamentos – Tenho dificuldade em adormecer e dormir; tenho alterações de apetite, tenho dificuldade em lembrar-me das coisas, tenho dificuldade em concentrar-me, tenho dificuldade em tomar decisões, tenho dificuldade em sair de casa, não consigo funcionar na escola/trabalho, não consigo estar com ninguém, faço tudo muito lentamente…
Quando não recebemos a ajuda adequada, a depressão pode afetar profundamente o nosso bem-estar e a nossa vida, a forma como pensamos, sentimos e agimos, as relações connosco e com os outros, o nosso sentido e propósito de vida.
Se se identificar com este conteúdo, permita-se dar o primeiro passo e peça ajuda. Resgate o seu ser e a alegria de viver!
Um profissional de saúde mental pode ajudar! Pode encontrá-lo/a aqui na Sensiser!

